Pode ser difícil saber por onde começar o design do seu Digital Signage: “como devo colocar a informação?”, “que fonte devo usar?”, “será que estou a pôr muita informação?”, são algumas das questões que irá encontrar pelo caminho. Mas não se preocupe: preparamos 10 dicas para se orientar durante esse processo. Está preparado para anotar?
1- Escolha uma proporção 16:9
Pois esta é a proporção padrão para a maioria dos ecrãs de TV comerciais. Para telas de retrato, mude para uma proporção de 9:16. Se estiver a projetar para um ecrã que não o da televisão, como por exemplo o do tablet, isso pode mudar (4:3).
2- Crie em alta resolução
Quanto mais pixels no seu conteúdo, mais clara a imagem ficará na tela. Selecione 1920 por 1080 para uma experiência Full HD.
3- Verifique o tamanho do arquivo
O tamanho do arquivo de imagem de 2 a 3 megabytes é perfeito para a exibição em telas de sinalização digital.
4- Use fontes sem serifa
O seu Digital Signage será mais fácil de ler à distância se utilizar fontes sem serifa.
5- Dimensione a sua fonte de acordo com a distância
Uma fonte de 20 a 30 pontos pode ser vista a 2 metros de distância, enquanto uma fonte de 100 pontos pode ser vista a 7 metros de distância.
6- Pense no Layout
Ao projetar o seu conteúdo de Digital Signage, deve garantir que deixa, ao redor da borda do seu design, espaço em branco suficiente .
7- Escolha cores contrastantes
Alguns estudos sugerem que as cores influenciam o espectador a reter o conteúdo ou não. Tente usar cores claras no escuro ou vice-versa, para tornar as suas telas mais atraentes para o espectador.
8- Adicione uma sobreposição escura a qualquer imagem
O texto pode ser difícil de ler quando colocado em cima de uma imagem. Uma sobreposição escura pode ajudar na visibilidade.
9- Não reproduza dois vídeos ao mesmo tempo
Tente não reproduzir dois vídeos ao mesmo tempo, pois pode ser esmagador para o espectador.
10- Mantenha as zonas simples
Não adicione muitas áreas às suas telas, uma vez que as informações podem ser difíceis de processar para o espectador. Menos é mais quando se trata de zonear as suas telas.
Gostou das dicas? Para finalizar, faço-lhe um desafio. Veja um dos casos de sucesso da integração de Digital Signage, feita pela UnykTV para a rede de Casas do Benfica, e comprove por si próprio a boa apropriação destes conselhos.