A história do e-mail: desde o surgimento até aos dias de hoje
O e-mail revolucionou a forma como interagimos. Quando hoje praticamente uma em cada três pessoas deve ter um e-mail, chega a ser estranho pensar que há 15 anos atrás poucas pessoas tinham e-mail e as poucas que o tinham não estavam habituadas a ir ver a caixa de email todos os dias. A Internet evoluiu tão rápido, que o email se tornou bastante comum, influenciando até o modelo de negócio. Todos utilizamos esta ferramenta de comunicação, no dia a dia, mas nunca pensámos na sua história.
A história do e-mail, apesar de ser recente, já passou por diversas evoluções desde a sua criação. E, ao longo do tempo, acompanhou a evolução tecnológica e a evolução da internet como todo. Com isso, desde a sua criação até hoje, ganhou mais espaço e outras funcionalidades, deixando de ser restrito para se tornar universal.
Neste artigo, pode descobrir mais sobre o surgimento e a evolução do e-mail.
O surgimento
O e-mail ou correio eletrónico foi, e ainda é, um dos meios de comunicação mais utilizados na internet. Criado na década de 70, ele popularizou-se, juntamente com a internet, a partir dos anos 90. E, ainda hoje, é uma das ferramentas mais utilizadas na comunicação entre empresas ou pessoas.
O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos utilizadores de um computador do tipo mainframe. Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.
A rede de computadores ARPANET (rede antes de surgir a internet) teve uma grande contribuição para a evolução do e-mail, uma vez que existem relatos que indicam a transferência de mensagens eletrónicas entre diferentes sistemas situados nesta rede logo após a sua criação, em 1969.
Mais tarde, em 1971, o programador americano Ray Tomlinson, usou a ARPANet para enviar e receber mensagens simples. Foi também Tomlinson, quem primeiro introduziu o @ para separar o nome do utilizador e da máquina no endereço de correio eletrónico.
Popularização do e-mail
Nos anos 70, os e-mails enviados podem ser comparados às mensagens de texto dos dias de hoje.
Apesar de ter sido usado como trocador de mensagem simples pelos utilizadores da ARPANET e sido vinculado à área comercial de algumas companhias da época, foi apenas em meados de 1990 que os primeiros serviços de hospedagem de e-mail surgiram.
Na realidade, quem assinava com algum provedor de conta virtual já recebia a sua conta de e-mail.
Evolução da história do e-mail
Como falamos acima, inicialmente o e-mail veio para ser trocado internamente entre pessoas que estivessem dentro da mesma rede (ARPANet). Com isso, a evolução para internet, trouxe ao e-mail a possibilidade de um utilizador poder enviar ou receber mensagens instantâneas, em qualquer lugar do mundo com rede. A ideia inicial era que fosse somente texto escrito no e-mail, por isso, o espaço para digitar era muito pequeno. Já atualmente, os espaços são significativamente maiores e, ainda é possível enviar não apenas texto, mas também, imagens, documentos, vídeos etc.
Hoje, o correio eletrónico tem muitas vezes a função corporativa de ser o cartão de entrada de uma empresa, ex: (@nomedasuaempresa), portanto, gera maior segurança, credibilidade e eficiência na troca de informações corporativas.
Primeiro serviço de e-mail gratuito
Foi com o avanço que surgiu o primeiro e-mail gratuito, conhecido como Hotmail. O provedor foi criado pelo indiano Sabeer Bhatia e o objetivo era proporcionar aos utilizadores uma conta eletrónica baseada na Web.
Dessa forma, seria fácil aceder à sua conta a partir de qualquer computador, sendo necessário apenas uma conexão à internet.
Atualmente, a Hotmail faz parte da Microsoft e conta com diversos serviços que facilitam a vida dos utilizadores.
O e-mail em Portugal
Em Portugal sensivelmente ao mesmo tempo que no resto do mundo, a utilização do e-mail expandiu-se a partir de meados da década de 1990 e hoje está em todo o lado: é usado pelo Governo, pelos Tribunais e tem para efeitos jurídicos o mesmo valor que outra prova documental.
Como será a história do e-mail daqui para a frente? Com as mensagens instantâneas (Facebook Messenger, por exemplo), hoje em dia, a serem cada vez mais usadas como forma de comunicação, terá o e-mail um fim à vista? Por enquanto, o e-mail continua a ser bastante utilizado para comunicações dentro de empresas, email marketing, comunicações formais, envio de arquivos e para guardar informações.
Já conhecia a história da evolução do e-mail? Acompanhe o nosso blog para ficar a par de todas as nossas dicas, notícias e novidades!
Subscreva a nossa newsletter e receba semanalmente todas as atualizações, com bónus de um ebook diferente todos os meses!