Os clientes são a “cereja no topo do bolo” de uma empresa. Sem eles, as empresas não fariam qualquer sentido. E é precisamente por isso que é necessária uma gestão eficiente da Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). O CRM ajuda qualquer empresa a cultivar relações atrativas e duradouras com os seus clientes.
Contudo, também é necessário gerir projetos, orçamentos, recursos, e muito mais para garantir a satisfação atempada das necessidades dos clientes.
Como se lida com todos estes aspetos evitando erros e desorganização? Utilizando o CRM e a gestão de projetos conjuntamente.
Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre CRM e gestão de projetos, como pode utilizá-los em conjunto, e o que procurar numa solução all-in-one.
O que é a Gestão da Relação com o Cliente (CRM)?
A gestão da relação com os clientes (CRM) é um processo que se concentra na gestão das interações com os seus clientes. Envolve o fomento de relações para aumentar a satisfação dos clientes e as vendas. Embora o CRM e a gestão de projetos precisem de trabalhar em conjunto para atingir os seus objetivos, eles têm as suas diferenças.
Quais são as principais diferenças entre o CRM e o software de gestão de projetos?
Há muito mais diferenças entre o software de CRM e o software de gestão de projetos do que semelhanças porque os dois tipos de software oferecem funções diferentes às empresas. O software CRM é concebido para gerir dados e relações com clientes. É um tipo de software que se concentra nas atividades externas da empresa.
O software de gestão de projetos é dedicado a projetos, ou grandes objetivos empresariais com datas claras de início e fim, resultados e restrições orçamentais. Estes projetos podem ser desenvolvimentos internos ou produtos externos.
As principais funcionalidades de CRM são as seguintes:
- Apoio ao cliente
- Follow-up tracking
- Acompanhamento das interações
- Ferramentas de Orçamento e propostas
- Acompanhamento de referências
- Gestão do desempenho das vendas
- Componentes sociais
- Monitorização de visitantes
As características do software de gestão de projetos são um pouco diferentes. Elas incluem:
- Ferramentas avançadas de colaboração
- Apoio ágil
- Gestão orçamental
- Gráficos de Gantt
- Seguimento de marcos
- Gestão de carteiras
- Planeamento de projetos
- Acompanhamento da conclusão da tarefa
- Relatórios de fluxo de trabalho
Como funciona o CRM na gestão de projetos?
A gestão de projetos centra-se na entrega do que o cliente necessita, dentro do prazo e do orçamento. Muito importante se se quiser manter uma relação de sucesso com o cliente, certo?
E é aí que o CRM pode ser útil.
O CRM pode ajudá-lo a gerir projetos, dando-lhe uma visão em tempo real do feedback do cliente e melhorando a comunicação entre departamentos.
Além disso, colocar os clientes no centro da gestão de projetos pode ajudá-lo a fornecer os produtos/serviços certos e a manter as relações com os clientes.
Mas, como é que as ferramentas de CRM operam?
Com funcionalidades de acompanhamento da interação com o cliente, elaboração de orçamentos e gestão de pipeline de vendas, os CRM ajudam as empresas:
- Gerir o ciclo de vida de um cliente
- Conectar o feedback dos clientes aos projetos em curso
- Entregar projetos dentro do orçamento
- Colaborar nas iniciativas e resultados dos clientes
- Alinhar as tarefas do seu projeto, vendas, e equipas de serviço ao cliente
- Executar projetos logo que um negócio seja finalizado
Para além disso, um sistema CRM tem frequentemente funcionalidades como o acompanhamento de etapas, atribuição de funções de projeto, relatórios de painel de instrumentos, e gestão de tarefas recorrentes.
Eis como estas funcionalidades ajudam as equipas de projeto:
- Acompanhamento de etapas: ajuda as equipas a identificar objetivos e metas alcançáveis
- Atribuição de funções do projeto: funções definidas facilitam aos colegas de equipa a gestão das suas responsabilidades
- Relatórios de painel de instrumentos: permite a um gestor de projeto analisar o progresso
- Tarefas recorrentes: automatiza tarefas repetitivas para ajudar as equipas a concentrarem-se em tarefas mais importantes.
Porque não adquirir uma solução all-in-one?
As empresas precisam de garantir uma gestão eficaz de todas as suas áreas de atividade para manterem as suas operações sob controlo. Desenvolvemos o Airdesk para dar às empresas o máximo controlo sobre departamentos e equipas, tudo num só lugar! Ao contrário de outras plataformas de colaboração, concentramo-nos nas partes “não tão bonitas” do seu negócio: a gestão do tempo, contratos, faturas, serviços, subscrições. O nosso objetivo é ajudar as equipas a realizar um trabalho melhor, mais rápido, e mais inteligente. O Airdesk não segue a abordagem de “tamanho único”. As equipas podem adaptar o Airdesk às suas necessidades. Cultivamos o poder da conexão no local de trabalho e acreditamos que é a chave para o sucesso.
Newsletter!
Subscreva a nossa newsletter e receba semanalmente todas as atualizações, com bónus de um ebook diferente todos os meses!