Quase todos os tipos de negócios utilizam soluções de sinalização digital, e devido à pandemia, a maioria das empresas planeia agora investir ainda mais nestas soluções.
A utilização da sinalização digital tem crescido consistentemente ao longo dos anos. Como a publicidade tradicional, nomeadamente folhetos, brochuras e folhetos, está lentamente a ser menos utilizada devido a uma maior noção de higiene devido à Covid-19, faz todo o sentido que as empresas estejam a implementar mais soluções de sinalização digital.
As pessoas procuram novas e cativantes formas de exibir, aceder e controlar o conteúdo, e a tecnologia está a adaptar-se para responder a esta necessidade. Pode ser um desafio acompanhar os desenvolvimentos desta tecnologia, mas estamos aqui para ajudar. Aqui estão sete tendências que poderão moldar o futuro da sinalização digital.
1. Soluções touchless
Devido ao carácter altamente contagioso da Covid-19, uma característica tão básica da interação humana como o toque tornou-se perigosa.
2020 assistiu a um rápido declínio do tátil. Embora a sinalização digital aplique tecnologias táteis em ecrãs e quiosques interativos, pode funcionar igualmente bem sem as mesmas. Portanto, este ano, tipos alternativos de interação de ecrãs como a voz, os gestos e a digitalização de rostos poderão estar em ascensão.
Apesar telas touchscreen se terem tornado menos preferíveis, não irão desaparecer. Embora possamos esperar mais opções de sinalização digital não tátil em 2021, as soluções baseadas no touchscreen continuam a ser relevantes. Esperamos continuar a assistir a uma rápida inovação relativa aos ecrãs táteis, que irá moldar o futuro da sinalização digital.
2. Personalização
Embora o mundo da publicidade já fosse bastante competitivo e a capacidade de atenção do público fosse extremamente curta, a pandemia tornou o objetivo de atrair clientes através de conteúdo, ainda mais difícil. Proporcionar aos clientes uma experiência personalizada num ambiente comercial tem um impacto considerável na lealdade e no rácio de compra.
A ligação com aplicações, experiências de realidade aumentada em tempo real, e métodos de identificação como o reconhecimento facial, são cruciais para proporcionar uma experiência personalizada ao cliente. Ecrãs flexíveis e mais pequenos, tais como etiquetas de prateleira eletrónicas, apresentam uma excelente oportunidade para promover mensagens de campanha criativas em tempo real que exibem conteúdo individual.
3. Automatização
A automatização e a inteligência artificial (IA) têm sido uma tendência emergente, adotada pela indústria da sinalização digital. A gestão e monitorização de campanhas realizadas pela sinalização digital podem ser melhoradas através da automatização.
A IA tem o potencial de decidir se um determinado conteúdo deve ser mostrado a um cliente específico, após a análise de múltiplas bases de dados e indicadores. Pode analisar o objetivo de um cliente quando este está em frente de um ecrã e selecionar o anúncio apropriado para esse momento específico. A programação de conteúdos também já melhorou significativamente a forma como os conteúdos são publicados e entregues ao público-alvo.
4. Foco em espaços exteriores
Muitas negócios estão encerradas, o que significa que as soluções de sinalização digital interior são menos utilizadas. Isso implica que os ecrãs digitais no interior deixam de servir qualquer propósito. Como os confinamentos se tornam uma norma e a sua ocorrência é imprevisível, 2021 verá as empresas a investir mais no exterior para atingir o seu público alvo, o que se refletirá num aumento de soluções no exterior e na adição de novas tecnologias que se podem adaptar a esta nova tendência.
5. Proliferação de ecrãs
Está a tornar-se normal ver ecrãs em todas as lojas ou negócios em que entramos. Em breve, espera-se que a maior parte da comunicação com os clientes seja efetuada através de painéis de visualização e sinalização digital. As empresas e estabelecimentos comerciais estão a adotar esta mudança, uma vez que esta pode otimizar a jornada do cliente e proporcionar uma experiência mais enriquecida. Expositores inteligentes podem mostrar anúncios e informações relevantes aos compradores e guiá-los para a área correta da loja, o que significa que os clientes já não precisam de passar tempo à procura de um assistente para os indicar na direção certa.
6. Maior sensibilização em matéria de saúde pública
Os ecrãs são uma das melhores ferramentas para distribuir informação. São altamente visuais, extremamente rápidos, e informativos. Oferecer ferramentas de comunicação deste tipo tornou-se um dos principais papéis da sinalização digital em espaços públicos, numa altura em que a comunicação relativa à saúde pública é essencial para impedir a propagação do vírus. Em 2021, veremos mais o papel da sinalização digital na saúde pública. Os ecrãs serão inevitavelmente utilizados para uma distribuição de informação mais eficiente. Em geral a sinalização digital representa um papel positivo na luta contra o Covid-19, e quanto mais empresas a adotarem, melhor.
7. Tecnologia baseada na nuvem
Tradicionalmente, a sinalização digital era atualizada com um cartão de memória ou pen drive. Embora esta fosse a melhor opção durante algum tempo, significava que os ecrãs eram difíceis de atualizar em tempo real, uma vez que o conteúdo tinha de ser criado remotamente e depois carregado no ecrã. Existia também o risco de colocar mal a unidade USB, o que poderia criar uma falha de segurança. A tecnologia Cloud alterou completamente esta situação. Muitas soluções de sinalização digital oferecem agora software baseado na nuvem que promove a atualização instantânea e segura da sinalética digital. Isto, por sua vez, oferece maior escalabilidade, uma vez que um display atualizado pode ser carregado para vários ecrãs em simultâneo, numa questão de segundos.
Vamos adotar estas novas tendências de sinalização digital e fazer de 2021, apesar dos desafios relacionados com o Covid-19, o ano mais interativo até agora.