artigo ux header 04 21 PT

O mercado digital está em constante crescimento, com o lançamento de novos produtos, serviços e aplicações que pretendem responder à demanda dos consumidores que estão cada vez mais conectados. Já lá vai o tempo em que designers se preocupavam apenas com o visual. Hoje, o design evoluiu de inúmeras formas, e uma delas é o surgimento do UX Design. O termo “User Experience” está cada vez mais em voga, assim como a carreira de user experience designer, que cria e desenha experiências de valor.

As tendências de UX Design para os próximos anos mostram que profissionais e empresas do setor precisam de se preparar para transformações, tanto a nível tecnológico, quanto a nível dos comportamentos do público analisado. Com este artigo, procuraremos compreender um pouco mais sobre este mercado em amplo crescimento, acompanhando os últimos avanços e as tendências de UX Design. Primeiro, vale a pena relembrar o que é UX Design, uma área relevante nos grandes players do mercado, e especialmente em startups, que contratam regularmente profissionais digitais.

O que é UX Design?

Hoje em dia, vivemos a economia da experiência, em que as pessoas desenvolveram, a partir de inúmeras vivências com as empresas e produtos, um maior sentido crítico relativamente ao que utilizam e consomem. Atualmente, os consumidores procuram serviços e produtos que atendam às suas reais necessidades enquanto também atraem e envolvem.

UX Design é a área dedicada a criar produtos e serviços que ofereçam uma relação harmoniosa com o utilizador, desde o visual até as funcionalidades de uma aplicação, site, e-commerce, entre outras soluções digitais. As tendências de UX para os próximos anos vão aperfeiçoar ainda mais as técnicas necessárias para que a experiência do utilizador seja sempre a mais satisfatória possível. Todos os produtos e serviços podem ter conceitos de UX Design, e isso influencia na decisão de compra, mas também na qualidade da interação do cliente com a marca, aumentando, inclusive, as chances de recomendação e fidelização.

Saiba quais são as 7 principais tendências de UX Design para os próximos anos.

artigo ux imagem0 04 21

Personalização

Com as possibilidades de segmentação, atualmente é possível personalizar experiências e campanhas para públicos e perfis diferentes entre si. Assim, UX designers devem conhecer cada público-alvo, conduzir pesquisas segmentadas e entregar uma experiência excelente aos utilizadores.

Um bom exemplo é utilizar a quantidade imensa de dados que são colecionados diariamente, transformando-os em recomendações personalizadas, sempre respeitando as regulamentações de proteção de dados. Tal se pode realizar, utilizando como inspiração modelos baseados em inteligência artificial e machine learning para recomendar conteúdos e opções mais próximas das preferências de cada um.

artigo ux imagem2 04 21

Minimalismo

“Menos é mais” é provavelmente o slogan mais conhecido do movimento minimalista. Os profissionais de design apontam para a importância de soluções minimalistas entre as tendências de UX. O ideal é reduzir ao máximo os elementos visuais para ser agradável para o utilizador final, sem que seja bombardeado por ícones, caixas de mensagens e informações.

O UX Design minimalista pretende simplificar a vida das pessoas com as suas novas soluções em produtos e serviços digitais. Para criar um design minimalista, os profissionais podem focar-se em excluir pop-ups desnecessários e reduzir informações que não são úteis.

O minimalismo bem executado cria uma experiência emocional positiva, reduz a sobrecarga de informação e os utilizadores tendem a responder melhor às interfaces. Para tal, a recomendação é usar ferramentas que otimizem o tempo das pessoas e tornem os apps e produtos digitais mais rápidos e certeiros, com o uso de recursos contextualizados e sistemas padronizados que se adaptem ao utilizador.

artigo ux imagem3 04 21

Inteligência Artificial (IA)

Inteligência artificial é a palavra de ordem. Hoje em dia, muitas empresas já desenvolveram ferramentas de projeto integradas com inteligência artificial para criar sites atrativos. Algumas plataformas de web design com IA, por exemplo são o Adobe, Wix e o Firedrop. Todas essas plataformas estão a trabalhar com base nos princípios da inteligência artificial de design.

O conceito mais importante de web design é a experiência do utilizador. Para executar eficazmente as tendências de UX para o futuro próximo, é recomendado que os designers estejam a par da integração da Inteligência Artificial em projetos de design. Nas tendências de UX, esse recurso será utilizado para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada para os clientes.

Com a ajuda da IA, pode criar sites concentrados e adaptados ao cliente. Um exemplo popular da integração de IA em sites é o da Amazon. Através da IA, o site mostra uma lista de possíveis produtos que os clientes podem precisar. Quanto mais o utilizador utiliza o produto/serviço digital e fornece os seus dados, maior é a possibilidade de personalização com IA. A Netflix e o Spotify são duas referências excelentes.

artigo ux imagem4 04 21

Mobile-First Design

As tendências de UX apontam para sites responsivos e mobile-friendly, que se adaptam aos dispositivos móveis. O próprio Google anunciou atualizações no algoritmo que favorecem plataformas que se adaptam aos dispositivos móveis.

Nos próximos anos, estima-se que mais de 95% das pesquisas sejam realizadas por utilizadores em smartphones. Isso quer dizer que os designers UX devem focar-se em mobile-first, desenvolvendo soluções pensadas para dispositivos móveis. Na prática, os profissionais devem ganhar valências no que toca a UX Design para apps e mobile, de forma a oferecer interfaces mais responsivas, atrativas e abundantes em recursos.

artigo ux imagem5 04 21 1

Ilustrações

As ilustrações têm ganhado cada vez mais popularidade no design da web nos últimos anos. Apesar de não serem novidades, elas devem crescer como tendência, por exemplo, no design de onboardings. Isso porque muitos utilizadores podem não se atrair pela leitura de algumas telas e, aí entram as animações, ocupando esses espaços e trazendo as informações de forma rápida, assertiva e personalizada.

As ilustrações permitem aos Web Designers utilizar a sua imaginação e trazer criatividade às suas criações. Oferecendo inúmeras possibilidades estilísticas, estas imagens tornam possível a criação de uma ligação mais profunda com o utilizador. Podem ser utilizadas como elemento central de um site, ou como elementos decorativos de fundo.

artigo ux imagem6 04 21

Fundos animados

Os elementos de vídeo costumavam ser uma preocupação, visto que eram lentos a carregar e consumiam dados móveis limitados, porém hardware mais forte e imagens de recurso significam que agora é possível usar vídeos em qualquer lugar. O conteúdo de vídeo tem invadido os nossos ecrãs e é cada vez mais colocado no fundo dos sites.

Atualmente, o vídeo já não é utilizado apenas para entreter o utilizador ou diversificar o conteúdo de um site, mas o seu propósito é fornecer informação relevante visualmente aos utilizadores que preferem conteúdo visual, do que escrito.

artigo ux imagem7 04 21

Microinterações

São os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos e que, em geral, podem contribuir significativamente na experiência do utilizador. Uma das tendências de UX são as microinterações, que passam uma sensação de uma experiência muito mais real para o utilizador. Por exemplo, uma microinteração é quando está a efetuar um registo, e ao digitar a sua password, observa que um campo de texto é constantemente atualizado para representar o nível de segurança da sua password.

Ao digitar, o utilizador dá início à microinteração, que por sua vez continua enquanto existir inserção de novos dados, modificando de acordo com o inserido o que está a ser exibido. Para integrar esta tecnologia, pode, por exemplo, criar diversos elementos no menu do utilizador como telas iniciais, dicas visuais, guias, ícones e botões com movimento. Aliás, movimento é essencial para aplicar essa tendência de design.

Essas são algumas das principais tendências do UX Design para os próximos anos. O UX Design tem o potencial de melhorar a experiência do utilizador, mas antes de tomar qualquer decisão sobre que soluções de UX Design adotar, conheça bem o seu público e ofereça aquilo que melhor otimizar a sua jornada.

artigo juan novo modelo gestao CTAebook 02 21

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.