5 vantagens de utilizar o sistema ERP Primavera para fazer inventários

A gestão de inventário é uma das mais importantes tarefas para qualquer empresa ou organização.

Mais do que uma mera contagem de bens, o inventário é uma ferramenta de gestão estratégica, pelo que a redução de vendas, associada aos custos com compras de terceiros, pode resultar num problema para empresas que procedam a uma gestão de inventário ineficiente.

A ausência de stock pode também resultar em perda de negócios. Os pedidos entram, mas as empresas não têm stock em inventário para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Nestes casos, a maioria das empresas procuram repor stocks com preços de compra superiores ao habitual ou, pior ainda, perdem vendas para um concorrente que tem o produto pretendido disponível para entrega. As roturas de stock acarretam vários custos de oportunidade: vender ao melhor preço e a oportunidade de vender em si.

Por outro lado, o excesso de stock em inventário também pode significar custos para as empresas, pois os bens têm de ser armazenados, protegidos e podem ser depreciados enquanto ativos. Por outro lado, o excesso de stock também acarreta custos de oportunidade pois o capital de exploração disponível poderia ser alocado a outros investimentos, também eles necessários.

Neste artigo, exploraremos 5 vantagens de usar o software de gestão ERP Primavera para fazer inventários.

  1. Agilidade, precisão e redução de erros

O uso do software de gestão agiliza significativamente o processo de inventário, poupando tempo e reduzindo a margem de erro associada a métodos manuais. As funcionalidades de leitura automática e de integração de dados reduzem as discrepâncias entre os registos contabilísticos e a realidade física dos ativos, contribuindo para a fiabilidade das informações.

  1. Integração com outros módulos e flexibilidade

Este sistema de gestão pode ser integrado com outros módulos, como vendas, contabilidade e compras. Esta integração proporciona uma visão abrangente e em tempo real quer em quantidade, quer em termos de valor dos inventários, facilitando a coordenação de esforços entre diferentes departamentos. O ERP Primavera é um sistema flexível e adapta-se à maneira de trabalhar de cada empresa. Permite, inclusive, a existência de vários armazéns e artigos.

  1. Estudar o comportamento dos clientes

A criação de relatórios detalhados permite uma compreensão profunda da quantidade e valor dos inventários, para além de possibilitar a identificação de padrões de utilização e potenciais áreas de melhoria. Comece a controlar a frequência com que efetua a reposição de determinados artigos e tente identificar tendências ou padrões de consumo. Dependendo da indústria, poderão existir fatores sazonais ou outros fatores externos que afetem o fluxo dos produtos.

  1. Sistematizar o reabastecimento de stock

Ter um sistema em vigor para repor o seu inventário garante que nunca ficará completamente sem stock. Se não estiver a utilizar a estratégia just-in-time, deverá ter uma política para repor o inventário para os níveis definidos. Sempre que o stock de um artigo descer abaixo de um determinado número, efetue a encomenda. A sistematização do processo de reposição evita uma falha na disponibilidade dos produtos.

  1. Segurança da informação

O sistema ERP possui recursos de segurança como: o acesso controlado, permissões de utilizadores e back-ups. Isso ajuda a proteger e garantir a fiabilidade de informações sensíveis.

Em resumo, o sistema de gestão ERP Primavera e as soluções Algardata desempenham um papel central na eficiência do inventário.

Com ele, conseguimos obter uma gestão de entradas e saídas, com controlo de stock mínimo, máximo e em receção, stock previsional por encomendas de clientes e fornecedores, gestão em multiarmazém, com possibilidade de produtos compostos, gestão de lotes ou números de série. Tudo com integração para vendas, compras e contabilidade.

Com este sistema, as empresas tomam decisões informadas, promovem a eficiência operacional e aumentam a sua competitividade no mercado.

Adaptamos esta solução ao seu negócio.  Gostaria de saber mais?

Entre em contacto connosco e fale com um dos nossos especialistas de logística e compras em ERP Primavera.

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.