artigo cashflow 03 21 header pt

Um dos principais desafios que os negócios enfrentam é o baixo cash flow (em português fluxo de caixa). A verdade é que uma gestão eficiente do fluxo das despesas e receitas é chave para o sucesso de uma empresa. São diversos os fatores que afetam o estado financeiro de uma empresa. No entanto, há um que se destaca: o equilíbrio entre entradas e saídas de capital. Por isso, a gestão do cash flow deve integrar a estratégia de rentabilidade do negócio.

De forma a obter um maior controlo sobre os fluxos financeiros da sua empresa, deixamos-lhe 5 dicas práticas que o ajudarão a aumentar o cash flow.

Mas o que é o cash flow?

O cash flow representa a diferença entre as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa durante um determinado período de tempo. Para apurar o fluxo de caixa é geralmente realizado um mapa de cash flow, que permite adicionar informações ao balanço e demonstração de resultados, dando a informação sobre os fluxos de capital, no momento em que os mesmos são gerados.

Para que uma organização possa sobreviver a tempos de crise ou progredir na cadeia de valor, é essencial que exista a liquidez necessária para a realização de novos investimentos e o aumento do nível de stocks, sem que se coloque em risco a capacidade da empresa em cumprir compromissos de curto e médio prazo, sem comprometer o Rácio de Solvabilidade, e mantendo a sustentabilidade do negócio.

artigo cashflow 03 21 imagem1

Aumente o volume de negócios

É talvez a forma mais óbvia de aumentar o fluxo de caixa do seu negócio. No entanto, nem sempre é fácil aumentar significativamente a performance da sua atividade comercial. O essencial não é apenas vender, mas sim vender de forma inteligente! Para que um aumento de vendas se reflita num aumento dos fluxos financeiros, é fundamentar certificar-se que está a vender com uma margem que possibilita cobrir os custos diretos e indiretos da venda. Em suma, é possível incrementar as vendas ao aumentar o número de contactos, converter uma maior percentagem desses contactos em clientes, aumentar o número de compras de cada cliente, e por fim, aumentar o valor médio de cada uma dessas compras.

artigo cashflow 03 21 imagem2

Realize análises regularmente

É também fundamental verificar o estado da sua tesouraria recorrentemente. Procure analisar em detalhe os tempos médios de recebimentos, para que possa alinhar as entradas de caixa com os seus próprios pagamentos. Com estes dados sempre atualizados, não se debaterá com surpresas desagradáveis e conseguirá tomar decisões informadas para alcançar os seus objetivos mais facilmente.

artigo cashflow 03 21 imagem3

Gira os stocks eficazmente

Os stocks devem ser geridos, alinhados com as vendas da empresa. Diminuir o tempo médio de permanência das mercadorias dentro de armazém é um fundamental para agilizar a gestão de stocks. Stocks parados podem traduzir-se uma perda financeira bastante significativa, visto que se trata de “dinheiro parado” que, geralmente, é desvalorizado diariamente. Proceda ao planeamento da produção com base nas suas vendas e planeie as compras que terá de realizar para cumprir essa produção. Se, por exemplo, o seu negócio se foca somente na comercialização, adeque o seu stock ao nível da procura.

artigo vender online 02 21 imagem4

Controle os pagamentos

Antes de enviar uma nova fatura, verifique se o cliente deve algum dinheiro. Caso exista dívida por liquidar, peça para que a situação seja regularizada, caso contrário, estará apenas a acumular dívida. Para acelerar os pagamentos, poderá programar avisos automáticos para recordar os seus clientes de que o prazo de pagamento está a chegar ao fim. Por outro lado, também é essencial que diminua os seus tempos médios de pagamento para fortalecer a sua relação com os seus fornecedores e a garantir-lhes maior segurança, o que pode refletir-se em prazos mais alargados em pagamentos posteriores.

artigo vender online 02 21 imagem5

Utilize um software de gestão que permita realizar previsões de tesouraria

Um software de gestão permite, não só automatiza inúmeros processos, como também aceder a informação atualizada, em tempo real, sobre o estado do seu fluxo de caixa, para que realize um controlo mais eficiente e tome decisões informadas. Hoje em dia, já existem softwares de gestão dotados de inteligência artificial, que através de algoritmos preditivos providenciam projeções eficazes de resultados. Ao automatizar todo o processo de faturação, poderá enviar as faturas atempadamente e garantir o seguimento das mesmas de forma a melhorar o seu cash flow.

A gestão dos fluxos financeiros de uma empresa é essencial para o seu sucesso. Se estas 5 dicas não integrarem a estratégia de rentabilidade de uma empresa, é possível que esta, mesmo apresentando lucros, possa sentir algumas dificuldades de tesouraria devido aos desfasamentos temporais entre entradas e saídas de fluxos financeiros.

artigo juan novo modelo gestao CTAebook 02 21

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.