Um dos maiores desafios de empresas de hotelaria e restauração é o controlo de stocks porque inclui muitas variáveis e é altamente personalizável conforme a área, a dimensão e a estratégia de cada empresa.

Este setor de atuação caracteriza-se pela sazonalidade e pela variabilidade na procura o que representa um desafio que requer uma abordagem estratégica. Afinal, trabalha-se com entrada e saída de produtos com alta rotatividade e, por isso, é importante ter um bom controlo para não perder itens, seja pelo prazo de validade ter expirado ou por não existir mais no stock.

Descubra neste artigo 5 dicas para conseguir ter uma gestão de stock eficiente, que pode começar já a utilizar na sua empresa.

1.   Defina processos e responsabilidades

Estabeleça rotinas de verificação, um método e atribua responsabilidades claras a cada colaborador. Isso evita falhas e mantém os stocks organizados.

2.   Registe artigos assim que são recebidos

Assim que recebe uma encomenda, faça o seu registo. Esquecer esta rotina é um dos primeiros passos para perder o controlo de todo o processo. Se vender um artigo antes de ele estar devidamente registado, muito provavelmente irão ocorrer erros sucessivos cuja origem será mais difícil de identificar e com repercussões que lhe poderão custar muito dinheiro.

3.   Identifique cada tipo de artigo

Seja por meio de código de barras ou outro sistema, cada artigo deve ser devidamente identificado com todos os dados relevantes – código de produto, quantidade, descrição, origem, fornecedor, entre outros.

Este processo facilita a identificação do produto, a sua reposição e controlo das quantidades disponíveis.

4.   Cultive uma boa parceria com os fornecedores

Ser capaz de adaptar-se às mudanças é imperativo para uma boa gestão de stocks. No caso em que um artigo não tem saída ou está em falta, um bom relacionamento com os fornecedores poderá ajudá-lo remediar esta situação o quanto antes.

5.   Implemente uma solução de gestão de stocks

Mantenha o seu stock de bebidas e comidas sempre atualizado com o Pack F&B V10.

O Pack F&B V10 é composto por um conjunto de 3 aplicativos:

• Gestão de Inventário para a Área Hoteleira.

• Mapas de Análise de Movimentação de Stocks.

• Gestão de Fichas Técnicas.

Este pack é muito útil para o setor hoteleiro porque faz abatimento dos stocks com base nas vendas, possui módulo para preparação e encerramento de inventários e faz integração com o Software Cegid Primavera e outros softwares da Algardata, como o Mobile Enterprise e o Mobile Logisticis para garantir que a informação será mantida sempre atualizada.

Ao seguir estas dicas e recomendações para realização e desenvolvimento da gestão de stock, conseguirá garantir uma maior eficiência do seu negócio. Acompanhe o nosso blog para ficar a par de todas as nossas dicas e novidades!

Na Algardata sabemos como ajudá-lo

Faça um upgrade ao seu negócio para tornar os processos da sua empresa mais rentáveis e eficientes.
Preencha o formulário para podermos contactá-lo com uma oferta personalizada o mais breve possível.